O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. 

 

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. 

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. 

 

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos. 

 

Uma homenagem ao nosso Jornalista premiado em 2014: O repórter da Folha de S.Paulo no Distrito Federal Dimmi Amora é o mais premiado jornalista brasileiro de 2014. Com oito prêmios conquistados

 Jornalista e escritor Dimmi Amora- Folha de São Paulo.

Fonte: www.portaldosjornalistas.com.br 

Fonte: http://www.calendarr.com/

Please reload

Siga-nos
Procure por Tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Momentos Especiais
Please reload